31 de jan. de 2013

Resenha: A Situação – Jeff VanderMeer

A Situação (Tarja Editorial, 120 páginas, R$32) é um texto repleto de simbolismos, por vezes indecifráveis, agressivos ou repulsivos, a história de Jeff VanderMeer aborda o tema do trabalho quase escravo de algumas corporações que exploram seu empregado sem pensar nas consequências, enquanto ele leva uma vida humilde, cheias de dúvidas se deve ou não responder diferente da sua verdade, apenas para agradar o que, nesse caso, chama de “Gerente”, representado por uma mulher 

“extremamente magra, feita de plástico, com papel recobrindo o plástico. Acho que sempre esperaram que um dia o coração dela começaria a bater, mas ele continuava tal qual uma folha seca dentro de sua caixa torácica”.


Me remeteu ao livro A Metamorfose, de Franz Kafka – em que o personagem se transforma em um inseto, não está escrito em que se transforma Gregor Samsa, porém se faz implícito na mente de muitos leitores que é uma barata, essa imagem já está fixada. Apesar de Kafka deixar claro que não queria o inseto representado na capa ou em qualquer parte de sua obra para não induzir o leitor, algumas editoras erroneamente o fazem. A Metamorfose é uma história repulsiva, de um jovem que desperta e se vê transformado em um inseto gigante para vergonha de sua família que tenta escondê-lo dos olhos dos outros. É uma metáfora sobre mudança e as pessoas à volta terem dificuldade em aceitar o diferente do que a sociedade está acostumada. E A Situação chega a ser repugnante também em algumas partes, como quando utilizam lesmas e besouros demonstrando naturalidade.

O trabalho gráfico passou essa confusão e agressividade, quase um redemoinho de imagens sobrepostas, que acompanham loucura e desespero da história. Cada capítulo é dividido em uma imagem que o representa e na página seguinte, atrás, está contrastada. 

O gênero é o New Weird, que traz somados os gêneros ficção científica, horror e fantasia. Tem China Miéville como seu autor mais conhecido. O seu livro Rei Rato foi igualmente publicado no Brasil pela Tarja Editorial, que está trazendo o título Alquimia da Pedra, de Ekaterina Sedia, também um dos grandes nomes do New Weird. 

Jeff VanderMeer está escrevendo Borne, que é a sequência desta história.

A Situação é uma novela incomum, não tão profunda e atraente quanto a de Kafka. Li em poucas horas e gostei, mas se fosse um romance não sei se conseguiria me segurar até o fim. Recomendo a leitura para quem curte viajar de uma forma diferente, totalmente simbólica.

*****
Editora: Tarja Editorial
Título original: The Situation
ISBN: 9788561541286
Ano: 2011
Páginas: 120
*****

Leia também

4 comentários:

  1. Tenho lido vários contos desta interessantíssima ramificação do New Weird - criada, acredito eu, pelo Thomas Ligotti - que lá fora chamam de "Corporative Horror". Sua resenha me remeteu a outro conto do mesmo autor na coletânea Secret life que trata dos mesmos temas.Vou ler esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é a primeira história que leio do gênero. Tenho aqui o Rei Rato que parece ser bem interessante.

      Excluir
  2. Priscilla R. Dutra15/03/2013, 10:50

    Tenho que ler Kafka antes de tudo... mas o livro me chamou a atenção só pela parte do trabalho gráfico xD

    ResponderExcluir

Obrigada por dividir sua opinião. Ela é muito importante para o crescimento do blog e de seus leitores.